Pagamento contactless: o que é e por que sua empresa deve oferecer?

O contactless é uma tecnologia que permite a comunicação entre dispositivos sem contato físico, tornando as transações mais rápidas e seguras.
Popularmente, ele é conhecido como pagamento por aproximação, e se tornou ainda mais relevante nos últimos anos, especialmente após a pandemia, por oferecer processos mais higiênicos, ágeis e práticos. Hoje, mais de 70% dos brasileiros já utilizam esse tipo de pagamento, segundo uma pesquisa do Datafolha em parceria com a Abesc.
Embora seja mais conhecida por sua aplicação em pagamentos, a tecnologia por trás do contactless, o NFC (Near Field Communication), também é usada em sistemas de pagamento de transportes, chaves digitais e outros dispositivos inteligentes.
Para saber se um cartão ou terminal aceita essa forma de pagamento, basta procurar o símbolo universal do contactless: quatro ondas curvas, parecido com um “Wi-Fi deitado”.
Como surgiu o pagamento por aproximação?
O pagamento por aproximação nasceu da tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite transferir dados por rádio a curta distância.
Os primeiros usos apareceram no início dos anos 2000, em sistemas de transporte e no varejo em países da Ásia e da Europa.
Nos últimos anos, a tecnologia se popularizou com a chegada das carteiras digitais em celulares e relógios e, principalmente, com as mudanças de comportamento durante a pandemia de Covid-19, em que no primeiro semestre de 2020, houve um aumento no pagamento sem contato, chegando a 89% na Europa, segundo dados da Mastercard.
Como funciona o pagamento contactless?
O pagamento por aproximação acontece por meio do chip NFC (Near Field Communication), presente em cartões, celulares e relógios.
Ao aproximar o dispositivo da maquininha, o chip transmite os dados da transação de forma criptografada.
O fluxo da transação ocorre em segundos: o dispositivo envia as informações para a maquininha, que encaminha para a adquirente, a adquirente repassa para a bandeira, e a bandeira valida junto ao emissor do cartão.
Em poucos instantes, a resposta retorna pelo mesmo caminho e a transação é concluída de forma rápida, segura e prática.
Quais são as vantagens do contactless?
As principais vantagens do pagamento contactless são:
- agilidade — as transações são concluídas em segundos, reduzindo filas e esperas no caixa;
- praticidade — basta aproximar o cartão, celular ou outro dispositivo, sem necessidade de digitar senha para valores baixos;
- segurança — a comunicação é criptografada e utiliza tokenização, evitando exposição dos dados reais do cartão;
- experiência positiva para o cliente — processos mais ágeis aumentam a satisfação e a fidelização.
Qual é a diferença entre NFC e contactless?
O NFC é a tecnologia que permite a troca de dados por aproximação entre dispositivos. Já o contactless é o uso dessa tecnologia especificamente para pagamentos.
Ou seja, quando um cartão, celular ou smartwatch se comunica com a maquininha para realizar uma compra por aproximação, isso é um pagamento contactless.
Todo pagamento contactless utiliza NFC, mas nem todo uso de NFC é para pagamentos.
Essa tecnologia também é usada em bilhetagem eletrônica de transporte público, chaves digitais de carros, crachás de acesso e outros sistemas de identificação rápida.
Por exemplo, pagar com o celular no mercado (contactless, usando NFC), usar um cartão para entrar no metrô (NFC sem ser pagamento).
Segurança nos pagamentos contactless
Muitas pessoas ainda se preocupam com a segurança ao usar pagamentos por aproximação, mas a tecnologia sem contato oferece várias camadas de proteção que tornam as transações mais seguras.
Primeiramente, a comunicação ocorre por NFC, que só funciona a uma distância muito curta (até 10 cm), dificultando interceptações.
Durante a transferência dos dados, é usada a criptografia, que embaralha as informações para impedir que sejam lidas por terceiros.
Além disso, a tokenização substitui os dados reais do cartão por códigos temporários exclusivos para cada compra, impedindo seu uso em outras transações.
Em celulares, ainda há autenticação biométrica, como impressão digital ou reconhecimento facial, acrescentando mais uma camada de proteção.
Comparado aos métodos tradicionais, o contactless é tão seguro ou mais, pois protege dados, evita contato físico e permite bloqueios rápidos em casos de problemas.
O futuro da tecnologia contactless
Em um mundo cada vez mais digital, o pagamento por aproximação se consolidou como uma das tendências mais importantes.
A expectativa é que essa tecnologia siga avançando e ganhando espaço em diversos setores.
Com o desenvolvimento de tecnologias de biometria e autenticação digital, os pagamentos por aproximação tendem a se tornar ainda mais seguros e personalizados.
O relatório Tech Trends Report 2024 destacou que os pagamentos sem fricção estão ganhando força, já que tornam as transações mais rápidas, além de usarem autenticação biométrica para melhorar a segurança.
No mesmo relatório é apresentada a força da IA no setor bancário a fim de melhorar a gestão de riscos, detecção de fraudes em tempo real e tomadas de decisão.
Além disso, a combinação do NFC com a Internet das Coisas (IoT) pode abrir novas possibilidades, como pagamentos automáticos em transporte público, estacionamentos e até em dispositivos domésticos inteligentes, tornando a experiência do usuário cada vez mais prática e integrada ao dia a dia.
Como empresas podem se beneficiar do pagamento contactless?
O pagamento contactless oferece ganhos estratégicos importantes para bancos, fintechs e varejistas.
- Mais agilidade no checkout: permite que as transações sejam concluídas em segundos, reduzindo filas e aumentando a eficiência operacional;
- Experiência do cliente melhorada: oferecer pagamentos rápidos, práticos e sem contato torna a compra mais agradável, contribuindo para maior satisfação e recomendação da marca;
- Atração e fidelização: adaptar-se a tendências tecnológicas pode atrair consumidores que buscam métodos de pagamento inovadores, além de fidelizar clientes pela facilidade e segurança da operação;
- Aderência a tendências globais: estar alinhado às inovações em meios de pagamento posiciona bancos, fintechs e varejistas na vanguarda do mercado, facilitando parcerias e ampliando competitividade.
Soluções da Topaz para suportar pagamentos contactless
A Topaz oferece soluções completas para meios de pagamento digitais, com destaque para a família TechPay, uma plataforma central para gestão e processamento de transações.
Desenvolvida para atender às necessidades de bancos, fintechs e varejistas, a TechPay garante suporte a pagamentos contactless, Pix e carteiras digitais.
Entre os principais diferenciais do TechPay, destacam-se:
- integração com sistemas legados — conecta facilmente com infraestruturas já existentes, sem necessidade de grandes mudanças;
- alta performance — processa transações rapidamente, mesmo em alta demanda, garantindo eficiência operacional;
- segurança avançada — o sistema integra Machine Learning, autenticação multifator e análise de risco para proteger cada transação, além do monitoramento contínuo de riscos para proteger dados e reduzir fraudes;
- compliance e regulamentação — atende aos padrões legais e regulatórios, oferecendo tranquilidade para instituições financeiras e varejistas.
Com a TechPay, sua empresa pode implementar pagamentos contactless de forma confiável, rápida e integrada, proporcionando uma experiência moderna e segura aos seus clientes.

Uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais da América Latina, parte do Grupo Stefanini, com a 1ª plataforma full banking do mundo.

Fintechs são empresas de tecnologia financeira que utilizam inovação para oferecer serviços financeiros de forma ágil, acessível e digital. Elas atuam por meio de plataformas online, criando novos modelos de negócio e transformando a forma de lidar com o dinheiro.

O Drex é uma CBDC (Central Bank Digital Currency), ou moeda digital de banco central, desenvolvida para modernizar o sistema financeiro nacional e ampliar a inclusão bancária.

.jpg?width=112&height=112&name=IFRS%209%20e%20Seus%20Desafios%20no%20Cen%C3%A1rio%20Cont%C3%A1bil%20e%20Financeiro%20(2).jpg)
IFRS 9 é o padrão contábil internacional que define como ativos financeiros devem ser classificados, mensurados e provisionados nas demonstrações financeiras.
Outros artigos de interesse:





